Religiões, Seitas e Heresias
Um
estudo com o objetivo de CONHECER para CONVENCER
Introdução
O objetivo aqui é apresentar resumidamente as
principais religiões e seitas do nosso tempo e com importância para nossa
atividade missionária e evangelística, visando despertar a necessidade de
conhecermos o que acreditam aqueles a quem queremos convencer a aceitar nossa
crença. Definiremos os termos religião, seita e heresia. Apresentaremos os
tipos e as origens da religião, as maiores delas e definiremos as que mais nos
interessam. Destacaremos algumas das principais seitas e suas crenças e
concluiremos com uma orientação de como procedermos para tornar nosso
evangelismo mais eficiente.
1.
Definição
de termos
a)
Doutrina:
é o conteúdo de um ensino ou crença. A doutrina pode ser:
- Divina
(Mt 7.28; Jo 7.16; Tt 2.10);
- Humana
(Cl 2.22; Tt 1.14);
- Demoníaca
(1Tm 4.1).
b)
Religião:
•
A palavra religião é originária
do termo latino religio que significa “fidelidade ou dever,
práticas religiosas”.
•
A palavra religião pode ser
derivada ainda do verbo latino religare que significa “religar,
atar”.
•
A religião é um sistema qualquer de
ideias, de fé e de culto.
•
A religião é um sistema de crenças que
estabelece e regula as relações entre os seres humanos e a(s)
divindade(s). Aplica-se aos sistemas que
comportam fé numa crença, obediência a determinado código moral e participação
em cultos e rituais.
c)
Seita:
•
A palavra seita é originária do
vocábulo latino secta, do verbo sequi, que significa
“seguir, ir atrás de”.
No campo prático,
pode-se definir como:
•
Um subgrupo de dentro de alguma
religião organizada.
•
Um grupo de pessoas que têm certas
ideias e práticas em comum, mas as particularidades de sua crença igualmente
são tão novas ou tão diferentes que eles transpõem a religião da qual se
originou.
d)
Heresia:
•
A palavra heresia é uma
transliteração do vocábulo grego hairesis, que significa “partido,
grupo, facção, divisão, seita”.
No campo prático,
pode-se definir como:
•
Uma crença contrária à ortodoxia e à
sã doutrina.
•
Negação do evangelho pregado pelos
apóstolos (2Co 11.3,4; Gl 1.8; 2Pe 2.1; Jd 4).
Para alguns, seita e heresia são sinônimas. Isso ocorre porque toda seita é gerada por
uma heresia, mas entendemos que nem toda heresia se torna uma seita.
2.
As
principais religiões
a)
Cristianismo:
•
JESUS é quem distingue o cristianismo
dos demais sistemas de crenças do mundo.
•
É o único sistema de crenças que pode
ser verdadeiramente comprovado.
•
O Deus do cristianismo é um ser
espiritual real com características especiais e pessoais.
•
O cristianismo diz respeito ao
relacionamento com Jesus, que afirmou e provou ser Deus em forma humana.
As três principais ramificações do
cristianismo são a Ortodoxia Oriental,
o Catolicismo Romano e o Protestantismo.
I.
O
Catolicismo Romano
Tem suas origens na corrupção do cristianismo
primitivo quando da união da Igreja com o Estado Romano, no século 04 d.C. Seus
principais dogmas são:
•
O papismo (Mt 16.16-19)
•
A mariolatria e o culto aos santos
(1Tm 2.5)
•
Celibato clerical (1Tm 3.2-5,12; Tt
1.6-9)
•
O purgatório (1Jo 1.7)
•
O batismo infantil (Lc 3.23)
•
Salvação pelas obras (Rm 1.17)
b)
O
Islamismo
•
Religião monoteísta iniciada pelo
profeta Maomé, que recebeu revelações diretamente de Alá, as quais se iniciaram
em 610 d.C.
•
Alá é o supremo soberano do universo.
Ele é caracterizado mais em termos de julgamento e poder. Alá é impessoal e
misterioso. É impossível conhecê-lo.
•
O Alcorão é um livro infalível e é
considerado a autoridade quando há discrepância em relação a outros escritos
sagrados.
•
O cumprimento fiel dos rituais dos
cinco pilares (o credo, as orações, as esmolas, o jejum e a peregrinação) é
fundamental para a salvação.
c)
O
Hinduísmo
•
O principal objetivo do hinduísmo é
libertar-se do mundo material para unir-se com a realidade final. A alma
individual unir-se a Alma Universal.
•
Os antigos hindus acreditavam na
reencarnação, no politeísmo e na essência da unidade espiritual da humanidade.
•
As principais escrituras hindus são os
Vedas, compostos num período de 1000 anos desde 1400 a.C.
•
Os três deuses hindus mais importantes
são Brama, Vishnu e Shiva.
d)
O
Budismo
•
Iniciou-se no século VI, quando
Sidarta Gautama abandonou seu estilo de vida no palácio e foi confrontado com a
realidade dura da vida real.
•
Sidarta Gautama passou a ser chamado de
o iluminado, o Buda.
•
O budismo acredita na reencarnação, um
renascer contínuo até alcançar o nirvana, que é a realização da verdade e da
compreensão final.
e)
O
Judaísmo
•
Religião monoteísta que crê em um Deus
poderoso, Criador do universo e de todas as coisas.
•
Deus escolheu Abraão e seus
descendentes como “povo escolhido” para que revelasse os princípios de vida de
Deus para o resto do mundo.
•
A visão tradicional diz que Jesus não
era o Messias prometido. Muitos esperam a chegada do Messias, outros não esperam
um Messias pessoal, mas uma era messiânica pacífica.
3.
As
principais seitas
As seitas modernas
classificam-se em:
•
Pseudocristãs:
•
Testemunhas de Jeová, Adventismo do
Sétimo Dia, Mormonismo, Meninos de Deus, Tabernáculo da Fé, Só Jesus, Igreja de
Cristo Internacional, Igreja da Unificação, Voz da Verdade, Testemunhas de
Ierrochua e Igreja Pentecostal Unida do Brasil.
•
Orientais:
•
Arte Mahikari, Hare Krishna,
Seicho-no-iê e Igreja Messiânica Mundial.
•
Ocultistas:
•
Espiritismo, Legião da Boa Vontade,
Santo Daime, Racionalismo Cristão, Umbanda, Quimbanda, Candomblé, Cultura
Racional, Ciência Cristã e Nova Era.
•
Secretas:
•
Maçonaria, Ordem Rosa Cruz e
Teosofismo.
a)
As
Testemunhas de Jeová
•
Fundada em 1872 por Charles Taze
Russel.
•
Embora se identifiquem como cristãos,
rejeitam muitas das doutrinas fundamentais do cristianismo, como a Trindade, a
divindade de Cristo e a salvação por meio da morte de Cristo na cruz.
•
Só reconhecem a versão bíblica
deturpada da Tradução do Novo Mundo.
•
O evangelismo de porta em porta fez
com que as Testemunhas de Jeová fossem uma das seitas que mais crescem.
b)
Adventistas
do Sétimo Dia
•
Surgido em 1860, esse movimento é
resultado das “revelações e visões” de William Miller, Joseph Bates, James
White e sua esposa Ellen White, nos Estados Unidos.
•
A observância da lei, a guarda do
sábado, o bode emissário, o espírito de profecia e o sono da alma são os pontos
principais que distinguem os Adventistas Do Sétimo Dia dos cristãos autênticos.
c)
Mormonismo
•
A igreja dos mórmons foi fundada em
1830 por Joseph Smith, nos Estados Unidos.
•
O Livro de Mórmon é a principal
escritura normativa, apesar de aceitarem a Bíblia com restrições.
•
É a seita mais bem sucedida do mundo.
Apesar de se considerarem cristãos, divergem muito do cristianismo.
•
Os mórmons acreditam que Deus já foi
homem, e o homem pode vir a ser Deus. Jesus não é Deus, mas o primeiro dos
milhões de filhos espirituais. Jesus e Lúcifer são irmãos.
•
Os mórmons afirmam ser a única igreja
verdadeira.
d)
Hare
Krishna
•
É uma ramificação do tronco religioso
hindu. Seu fundador Sri Chaitanya Mahaprabhu ensinou que Krishna é o senhor
supremo sobre todas as outras divindades.
•
Dizem que todos os deuses são formas
do ser absoluto, Krishna.
•
Para eles, Jesus é mero guia
espiritual e uma das inúmeras encarnações de Krishna.
•
Acreditam na transmissão da alma
humana para seres inferiores como insetos e animais.
e)
Seicho-No-Iê
•
Movimento religioso fundado no Japão
por Masaharo Taniguchi em 1930.
•
O nome “seicho-no-iê” significa “lar
do progredir infinito”. Negam a existência da matéria, do mal e do pecado.
•
Seus escritos sagrados são os mesmos
do xintoísmo, do budismo, e até a Bíblia. Mas o principal são os escritos de
Taniguchi chamados Verdade e Vida e Sutra Sagrada.
f)
Espiritismo
•
É a doutrina dos que crêem que podem ser evocados os espíritos dos mortos.
•
Em outras acepções, nomeadamente segundo Rivail, dito Allan Kardec
(1804-1869), é compreendido como uma doutrina de cunho filosófico-religioso
voltada para o aperfeiçoamento moral do homem, que acredita na possibilidade de
comunicação com os espíritos através de médiuns.
•
Negam a personalidade do Espírito Santo, a divindade de Jesus, a realidade
do inferno e a infalibilidade da Bíblia.
•
Acreditam na reencarnação que, junto com as boas obras, são os meios para a
salvação.
g) O baixo espiritismo
São os cultos
afro-brasileiros que chegaram ao Brasil através dos escravos africanos, na era
colonial. Os principais são:
•
Umbanda
•
Quimbanda
•
Candomblé
•
No Candomblé, os Orixás são
considerados deuses; na Quimbanda e na Umbanda, ainda que o culto
também invoque e evoque Orixás, estes são considerados meros espíritos
ancestrais mais antigos.
•
No Candomblé, os deuses, desde
sua origem em terras africanas, também são ancestrais, porém sua antiguidade
remonta a tempos imemoriais. São como os heróis e deuses gregos, grandes reis,
guerreiros e personagens que viraram mitos, foram mitificados e, assim,
alcançaram a condição de divindades.
•
Na Quimbanda e na Umbanda,
os ancestrais são vistos como antepassados mesmo, pessoas mortas, homens e
mulheres proeminentes e/ou sábios ou, ainda, perversos. São Espíritos que baixam
no culto [evocação, sem incorporação] ou incorporam nas pessoas [invocação] a
fim de atuar no mundo dos vivos.
•
A Umbanda reivindica propósitos
sempre voltados para o bem, com um discurso supostamente cristão. A Quimbanda,
embora seus teóricos neguem, é fortemente associada à magia negra, aos
trabalhos para o mal.
4.
O
ateísmo
O ateísmo nega a existência de qualquer ser
sobre-humano. Conforme o ponto de vista do ateísta qualquer noção de “Deus” não
passa de uma ficção criada pelos seres humanos que é inconcebível ao pensamento
racional.
Conclusão
Numa sociedade cada vez mais informada e
relativista, faz-se necessário aplicar métodos evangelísticos mais eficientes.
Uma das armas mais poderosas no convencimento de pessoas é o processo
educacional, o fazer conhecer (Jo
8.32). Para isso, siga as seguintes orientações: Conheça o que você acredita; Conheça
em que os outros acreditam; Busque
com amor – construa relacionamentos; Esteja
pronto para explicar suas crenças.
“Antes, santificai
ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com
mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”
1 Pedro 3:15
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